quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

ELEIÇÃO PARA DIRETOR

 



Plano de  Gestão

 2021/2024

ALMIR ROGÉRIO RUIZ GARCIA

 

Referente ao Processo de Consulta para a Escolha de Diretor proposto pelo Professor Almir Rogerio Ruiz Garcia da Escola Estadual Elvira Balani dos Santos, apresentado a Comissão Consultiva Local e validação Oficial da Comissão Regional do NRE

 

Maringá

Novembro de 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 – Identificação da Instituição de Ensino:

 

Escola Estadual Elvira Balani dos Santos – Ensino Fundamental II

Rua Carlos Chagas, Nº 2052, Zona 06, CEP 85015-240

Telefone: (44) 3262-1742/3262-4847 – Email : mgaelvirasantos@seed.pr.gov.br

Período de Funcionamento: Manhã e Tarde

Número de Matrículas: 334

Ensino Regular do 6º ao 9º Ano

Educação Especial: Sala de Recursos

Atividade  Especializada de Treinamento Esportivo (AETE-Futsal)

Projeto Empreendedorismo na Escola

 

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR

 

FRENTES DE ATUAÇÃO

AÇÃO

DETALHAMENTO DA AÇÃO

OBJETIVOS E METAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhoria da

Aprendizagem

- Adaptar as metodologias para os  alunos com defasagens ;

- Propor atividades diferenciadas para a superação das defasagens;

- Priorizar a avaliação contínua, valorizando a participação diária do aluno;

- Organização de simulados  ;

- Retomada de conteúdos essenciais dos  anos anteriores quando houver necessidade;

-Projeto  de leitura;

-Promover contagem de histórias  pelos próprios alunos, professores e contadores de histórias, convidados;

- Visita à FLIM ;

- Cronograma de visitas á biblioteca para empréstimos de livros;

-Buscar junto a SEED a oferta do Programa Mais Aprendizagem para a escola;

- Fortalecer a parceria com a tutoria Pedagógica;

 

-Incentivar e valorizar as avaliações internas dos componentes curriculares, Simulados e avaliações institucionais tais com: Prova Paraná e Prova Brasil;

-Aquisição de materiais pedagógicos.

 

 

-Realizar diagnóstico do 6º anos em todas as disciplinas;

- Resgatar conteúdos básicos essenciais, se necessário;

- Diversificar as atividades e os instrumentos avaliativos;

- Simulados: pelo menos 1x por trimestre – de Português e  Matemática;

- Selecionar textos específicos para leitura de acordo com a idade;

- Realizar escala para o dia da leitura;

- Realizar oficina para os professores sobre como  desenvolver o projeto de leitura;

-Agendar visita a feira de livros Infantis de Maringá;

- Agendamento pela Bibliotecária para os empréstimos de livros e revistas ;

- Através de Oficio a Chefia do NRE o pedido do Programa Mais Aprendizagem devido a sua importância no auxílio aos alunos com defasagens de conteúdos;

-Com a troca de informações, experiências com a Tutora pedagógica levando a novas estratégias e ferramentas para o ensino aprendizagem;

- Que todos os envolvidos no ensino aprendizagem tenham consciência da Importância dos momentos avaliativos para a escola;

-Adquirir através do Fundo Rotativo e PDDE Básico, materiais pedagógicos que venham auxiliar na melhoria do ensino e aprendizagem.

-Melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem, estimulando os alunos a interpretar e raciocinar,  estudarem, participar e realizar as atividades propostas pelos professores e também perceberem a sua importância no processo de ensino/aprendizagem;

-Buscar atingir na Prova Brasil na Proficiência de Português e Matemática: 290 pontos e no IDEB: 5.7 até 2024

-Obter na Prova Paraná Mais a média maior que o estado, NRE e município de Maringá até em 2024;

-Aumentar a porcentagem dos alunos com nenhuma nota abaixo da média nos componentes curriculares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redução da

Reprovação

 

- Usar os dados do ano anterior e do BI: Escola Total e o Presente na Escola  para análise e proposição de ações para diminuir a reprovação;

- Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do desempenho escolar do estudante através da frequência diária á escola;

Efetivar o Se liga : é tempo de aprender

-Elaborar planejamentos e estratégias em que os  conteúdos que não foram atingidos pelos alunos no ano anterior possam ser resgatados   e consequentemente superados;

- Através de contatos e encontros conscientizar e valorizar a importância do envolvimento das famílias no desenvolvimento educacional dos alunos;

-Após o levantamento dos alunos: conscientizar e valorizar a participação no Se liga.

-Fazer com que o aluno supere suas dificuldades e defasagens  e avance no conhecimento dos  novos conteúdos .

- Manter em 100%  o lançamento diário do registro das faltas no RCO;

-Aumentar para 90% o índice de aprovação até em 2024;

-Buscar manter a média de 95% das presenças diária dos alunos até em 2024;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redução do

Abandono

- Identificar os motivos das faltas junto às famílias  para juntos tentar resgatar esse aluno.

- Manter o RCO atualizado para a identificação dos alunos faltosos.

-registro no SERP e ofício para o Conselho Tutelar  nos casos onde não conseguirmos  retorno do aluno;

-Tornar o ambiente escolar acolhedor e agradável para

garantir o acesso e permanência do aluno na escola

-Acompanhar diariamente o LRCO e BI para entrar em contato com as famílias assim que for constatados os alunos faltosos;

 -Criar grupos de whatsapp das   Famílias  e Responsáveis para que o contato seja mais rápido;

- Através do uso financeiro melhorar o ambiente físico: salas de aula em bom estado: arejadas,bem iluminadas ; sala dos computadores em bom funcionamento, disponibilizar os netbooks para serem usados em sala de aula; sinal bom de internet, bom atendimento da secretaria, cozinha e limpeza;

-Interações constantes com os alunos que estejam propensos a um abandono, com acompanhamento também com a Familia e Responsáveis.

-Criar  vínculo com os alunos e famílias , seja presencial ou pelos instrumentos virtuais informando e orientando a medida que houver necessidade;

- Para que o aluno se sinta muito bem na escola, acolhido. Valorizado e orientado da importância que a educação vai ter na sua vida neste momento e no futuro;

- Que todos os envolvidos com ambiente escolar possam acabar com o abandono escolar;

-Levar ao índice zero o Abandono Escolar até em 2024.

 

 

 

 

 

 

Superação das

Fragilidades

Administrativas e Financeiras

-Proporcionar aos profissionais da escola condições,  para o desenvolvimento das atividades inerentes a suas funções;

-Promover momentos de interação entre os envolvidos  para serem realizadas durante o período letivo;

- Organizar uma planilha com situações básicas administrativas e financeiras.

- Adquirir materiais e equipamentos para facilitar o trabalho a fim de ter obter os resultados esperados;

- Reuniões previstas com os funcionários administrativos,serviços gerais, merenda escolar para verificar como esta indo os setores e alavancar novas acões e estratégias para sanar as possíveis dificuldades levantadas;

- Através de encontros coletivos listar as atividades essenciais relacionadas a parte administrativa e financeira e também para a melhoria da estrutura física e aprendizagem.

-Dar condições de trabalho aos servidores da instituição vinculados ao gerenciamento financeiro e legalidade das ações administrativas da escola;

-Manter em dia e atualizada às questões administrativa e utilizar de maneira coletiva e participativa os valores que são depositados para a escola e com as prestações de contas com o parecer favorável do setor responsável em todos os anos até 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação do Plano de Gestão

Para que todas estas Ações, Objetivos e Metas citadas acima possam ser realizadas e alcançadas, é necessário a participação de todos segmentos da Sociedade Civil, a Gestão Escolar através da parceria e liderança e com o apoio de todos envolvidos, buscará o fortalecimento do ensino aprendizagem, com o foco em uma gestão Democrática e Participativa, tornando a Escola em um ambiente agradável e acolhedor e garantir o acesso e juntos principalmente a permanência do aluno em uma Escola Pública de Excelente Qualidade.

 

 

 

Referências para a Construção do Plano do Gestor

Ministério da Educação

Secretaria de Estado de Educação e Esporte

Projeto Politico e Pedagógico da Escola

 


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