Plano de Gestão
2021/2024
ALMIR
ROGÉRIO RUIZ GARCIA
Referente ao Processo de Consulta
para a Escolha de Diretor proposto pelo Professor Almir Rogerio Ruiz Garcia da
Escola Estadual Elvira Balani dos Santos, apresentado a Comissão Consultiva
Local e validação Oficial da Comissão Regional do NRE
Maringá
Novembro de 2020
1 – Identificação da Instituição de
Ensino:
Escola Estadual Elvira Balani dos
Santos – Ensino Fundamental II
Rua Carlos Chagas, Nº 2052, Zona 06,
CEP 85015-240
Telefone: (44) 3262-1742/3262-4847 –
Email : mgaelvirasantos@seed.pr.gov.br
Período de Funcionamento: Manhã e
Tarde
Número de Matrículas: 334
Ensino Regular do 6º ao 9º Ano
Educação Especial: Sala de Recursos
Atividade Especializada de Treinamento Esportivo
(AETE-Futsal)
Projeto
Empreendedorismo na Escola
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR
FRENTES DE
ATUAÇÃO |
AÇÃO |
DETALHAMENTO
DA AÇÃO |
OBJETIVOS E
METAS |
Melhoria da Aprendizagem |
- Adaptar as
metodologias para os alunos com
defasagens ; - Propor
atividades diferenciadas para a superação das defasagens; - Priorizar a
avaliação contínua, valorizando a participação diária do aluno; - Organização
de simulados ; - Retomada de
conteúdos essenciais dos anos
anteriores quando houver necessidade; -Projeto de leitura; -Promover
contagem de histórias pelos próprios
alunos, professores e contadores de histórias, convidados; - Visita à
FLIM ; - Cronograma
de visitas á biblioteca para empréstimos de livros; -Buscar junto
a SEED a oferta do Programa Mais Aprendizagem para a escola; - Fortalecer a
parceria com a tutoria Pedagógica; -Incentivar e
valorizar as avaliações internas dos componentes curriculares, Simulados e
avaliações institucionais tais com: Prova Paraná e Prova Brasil; -Aquisição de
materiais pedagógicos. |
-Realizar
diagnóstico do 6º anos em todas as disciplinas; - Resgatar
conteúdos básicos essenciais, se necessário; - Diversificar
as atividades e os instrumentos avaliativos; - Simulados:
pelo menos 1x por trimestre – de Português e
Matemática; - Selecionar
textos específicos para leitura de acordo com a idade; - Realizar
escala para o dia da leitura; - Realizar
oficina para os professores sobre como
desenvolver o projeto de leitura; -Agendar
visita a feira de livros Infantis de Maringá; - Agendamento
pela Bibliotecária para os empréstimos de livros e revistas ; - Através de
Oficio a Chefia do NRE o pedido do Programa Mais Aprendizagem devido a sua
importância no auxílio aos alunos com defasagens de conteúdos; -Com a troca
de informações, experiências com a Tutora pedagógica levando a novas
estratégias e ferramentas para o ensino aprendizagem; - Que todos os
envolvidos no ensino aprendizagem tenham consciência da Importância dos
momentos avaliativos para a escola; -Adquirir
através do Fundo Rotativo e PDDE Básico, materiais pedagógicos que venham
auxiliar na melhoria do ensino e aprendizagem. |
-Melhorar a
qualidade de ensino e aprendizagem, estimulando os alunos a interpretar e
raciocinar, estudarem, participar e
realizar as atividades propostas pelos professores e também perceberem a sua
importância no processo de ensino/aprendizagem; -Buscar
atingir na Prova Brasil na Proficiência de Português e Matemática: 290 pontos
e no IDEB: 5.7 até 2024 -Obter na
Prova Paraná Mais a média maior que o estado, NRE e município de Maringá até
em 2024; -Aumentar a
porcentagem dos alunos com nenhuma nota abaixo da média nos componentes
curriculares. |
Redução da Reprovação |
- Usar os
dados do ano anterior e do BI: Escola Total e o Presente na Escola para análise e proposição de ações para
diminuir a reprovação; -
Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do desempenho escolar
do estudante através da frequência diária á escola; Efetivar o Se
liga : é tempo de aprender |
-Elaborar planejamentos
e estratégias em que os conteúdos que
não foram atingidos pelos alunos no ano anterior possam ser resgatados e consequentemente superados; - Através de
contatos e encontros conscientizar e valorizar a importância do envolvimento
das famílias no desenvolvimento educacional dos alunos; -Após o
levantamento dos alunos: conscientizar e valorizar a participação no Se liga. |
-Fazer com que
o aluno supere suas dificuldades e defasagens
e avance no conhecimento dos
novos conteúdos . - Manter em 100% o lançamento diário do registro das faltas
no RCO; -Aumentar para
90% o índice de aprovação até em 2024; -Buscar manter
a média de 95% das presenças diária dos alunos até em 2024; |
Redução do Abandono |
- Identificar
os motivos das faltas junto às famílias
para juntos tentar resgatar esse aluno. - Manter o RCO
atualizado para a identificação dos alunos faltosos. -registro no
SERP e ofício para o Conselho Tutelar
nos casos onde não conseguirmos
retorno do aluno; -Tornar o
ambiente escolar acolhedor e agradável para garantir o
acesso e permanência do aluno na escola |
-Acompanhar
diariamente o LRCO e BI para entrar em contato com as famílias assim que for
constatados os alunos faltosos; -Criar grupos de whatsapp das Famílias
e Responsáveis para que o contato seja mais rápido; - Através do
uso financeiro melhorar o ambiente físico: salas de aula em bom estado:
arejadas,bem iluminadas ; sala dos computadores em bom funcionamento,
disponibilizar os netbooks para serem usados em sala de aula; sinal bom de
internet, bom atendimento da secretaria, cozinha e limpeza; -Interações
constantes com os alunos que estejam propensos a um abandono, com
acompanhamento também com a Familia e Responsáveis. |
-Criar vínculo com os alunos e famílias , seja
presencial ou pelos instrumentos virtuais informando e orientando a medida
que houver necessidade; - Para que o
aluno se sinta muito bem na escola, acolhido. Valorizado e orientado da
importância que a educação vai ter na sua vida neste momento e no futuro; - Que todos os
envolvidos com ambiente escolar possam acabar com o abandono escolar; -Levar ao
índice zero o Abandono Escolar até em 2024. |
Superação das Fragilidades Administrativas e Financeiras |
-Proporcionar aos
profissionais da escola condições,
para o desenvolvimento das atividades inerentes a suas funções; -Promover momentos de
interação entre os envolvidos para
serem realizadas durante o período letivo; - Organizar uma planilha com
situações básicas administrativas e financeiras. |
- Adquirir materiais e
equipamentos para facilitar o trabalho a fim de ter obter os resultados
esperados; - Reuniões previstas com os
funcionários administrativos,serviços gerais, merenda escolar para verificar
como esta indo os setores e alavancar novas acões e estratégias para sanar as
possíveis dificuldades levantadas; - Através de encontros
coletivos listar as atividades essenciais relacionadas a parte administrativa
e financeira e também para a melhoria da estrutura física e aprendizagem. |
-Dar condições de trabalho
aos servidores da instituição vinculados ao gerenciamento financeiro e
legalidade das ações administrativas da escola; -Manter em dia e atualizada
às questões administrativa e utilizar de maneira coletiva e participativa os
valores que são depositados para a escola e com as prestações de contas com o
parecer favorável do setor responsável em todos os anos até 2024. |
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Avaliação do
Plano de Gestão
Para que todas estas Ações, Objetivos e Metas citadas acima
possam ser realizadas e alcançadas, é necessário a participação de todos
segmentos da Sociedade Civil, a Gestão Escolar através da parceria e liderança
e com o apoio de todos envolvidos, buscará o fortalecimento do ensino
aprendizagem, com o foco em uma gestão Democrática e Participativa, tornando a
Escola em um ambiente agradável e acolhedor e garantir o acesso e juntos
principalmente a permanência do aluno em uma Escola Pública de Excelente
Qualidade.
Referências
para a Construção do Plano do Gestor
Ministério da Educação
Secretaria de Estado de Educação e Esporte
Projeto Politico e Pedagógico da Escola
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